top of page
income markets.jpg

ANÁLISES

Fique a par das novidades do mundo da alta finança e mantenha-se atualizado para fazer os melhores investimentos no momento certo.

ARTIGOS DE OPINIÃO

ANÁLISES  DE MERCADO

LANÇAMENTO DE ARTIGOS

NOVIDADES FINANCEIRAS

Depósitos aumentam, taxas diminuem e os principais índices acionistas fazem novos máximos sucessivos

Infelizmente a esmagadora maioria dos investidores não investe em educação financeira. Investe sem educação, seguindo pessoas e entidades sem competências.


Fruto da minha experiência profissional e académica tenho como objetivo fomentar a literacia financeira da sociedade. Os conceitos fundamentais para a correta gestão do dinheiro são desconhecidos ou ignorados por muitas pessoas. E o mais extraordinário é que a apreensão destes conhecimentos não é difícil, apesar de exigir algum trabalho, estudo e rigor.


Porém, ninguém é bom numa profissão sem dedicação e esforço. São necessários muitos anos para se conseguir atingir esse patamar. Então porquê que a maior parte dos aspirantes a investidores/traders quer ser milionário no 1.º dia que faz investimentos? Este é um dos maiores obstáculos ao sucesso, pois acabam por perder o dinheiro rapidamente.


Para investir tem que ter capital. É vital que crie o hábito de poupar. A minha experiência diz-me que a maior parte das pessoas não tem, ainda, o hábito de poupar. Deve começar a poupar hoje mesmo. Retomaremos o assunto da poupança em artigos posteriores.


A minha recomendação é sempre a mesma: invista em educação financeira. Aprenda a fazer investimentos em valor, numa perspetiva de médio e longo prazo, investindo em ativos de qualidade e, de preferência, a desconto. É imperativo que defina a sua estratégia de investimento, a médio e longo prazo, com apoio profissional.


Para a definição da sua estratégia de investimento deve procurar apoio profissional independente e certificado. Esqueça tudo o resto. Procure players independentes que tenham competência técnica e profissional.


Uma das questões mais pertinentes é a diversificação tendo em conta o seu perfil de risco. Uma correta diversificação deverá contemplar a compra de ativos de diferentes classes, tipos, países e setores de atividade.


Não se esqueça da inflação! Muitos investidores só querem investir em depósitos a prazo. Emprestam dinheiro aos bancos com taxas de retorno muito baixas (também o risco é supostamente baixo) mas esquecem-se que a inflação e os impostos consomem a sua rendibilidade de forma expressiva.


Em Portugal, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 1,5% em agosto de 2021, valor idêntico ao registado em julho (Fonte: INE).


A taxa de poupança das famílias atingiu 12,8% em 2020, mais 5,7 pontos percentuais que em 2019 - 4.º Trimestre de 2020 (Fonte: INE).


Em julho, o montante de novos depósitos de particulares foi de 3.658 milhões de euros, dos quais 3.103 milhões de euros foram aplicados em depósitos até 1 ano. A taxa de juro média foi de 0,05%, prolongando a tendência de descida registada nos últimos anos. Desde novembro de 2015 que a taxa de juro média dos depósitos de particulares em Portugal se situa abaixo da média da área do euro.


Em julho de 2021, o montante de novos depósitos de empresas foi de 950 milhões de euros, dos quais 915 milhões de euros foram aplicados em depósitos até 1 ano. A taxa de juro média dos novos depósitos subiu para 0,06%. Este valor positivo contrasta com a taxa de juro média negativa que se regista na área do euro desde agosto de 2019. Apesar de as taxas de juro dos novos depósitos estarem historicamente baixas, a aplicação de taxas de juro sobre depósitos negativas não é permitida em Portuga (Fonte: Banco de Portugal)


Como se pode observar o retorno real destes depósitos é negativo uma vez que são muito inferiores à taxa de inflação.


Enquanto a esmagadora maioria dos investimentos tem um retorno real negativo os principais índices acionistas mundiais fazem sucessivos máximos históricos.


Conforme pode observar no gráfico infra, após as quedas significativas, provocadas pela COVID-19, entre meados de fevereiro e 23/03/2020 (mesmo dia para ambos os índices dos EUA) tivemos variações positivas muito significativas em todos os índices.



No dia 2 de setembro de 2021 o S&P500 e o Nasdaq fizeram novos máximos históricos. O último máximo histórico do Dow Jones foi a 16 de agosto e do DAX a 13 de agosto.


É pertinente falar em educação financeira. Aprenda a fazer investimentos em valor, numa perspetiva de médio e longo prazo, investindo em ativos de qualidade e, de preferência, a desconto. É imperativo que defina a sua estratégia de investimento, a médio e longo prazo, com apoio profissional.


Eu não quero ter razão. O nosso ego de nada vale quando queremos investir nos mercados financeiros. Não podemos mudar o mercado, mas podemos mudar a nossa for de agir, a nossa forma de olhar para ele e a nossa estratégia de atuação.


Para isso é imperativo investir em educação financeira.


Desejo-vos muitos sucessos e saúde.


Fernando Marques

Co-Founder at Income Markets





336 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page