top of page
income markets.jpg

ANÁLISES

Fique a par das novidades do mundo da alta finança e mantenha-se atualizado para fazer os melhores investimentos no momento certo.

ARTIGOS DE OPINIÃO

ANÁLISES  DE MERCADO

LANÇAMENTO DE ARTIGOS

NOVIDADES FINANCEIRAS

Educação financeira e, novos, máximos históricos nos índices

Caros leitores,


Ninguém é bom numa profissão sem dedicação e esforço. São necessários muitos anos para se conseguir atingir esse patamar. Então porquê que a maior parte dos aspirantes a investidores/traders quer ser milionário no 1.º dia que faz trading? Este é um dos maiores obstáculos ao sucesso, pois acabam por perder o dinheiro rapidamente.


Ganhar dinheiro nos mercados financeiros não depende apenas dos conhecimentos adquiridos e, muito menos, da sorte. Antes de se pensar em ganhar é muito importante começar por não perder.


Infelizmente, a esmagadora maioria dos investidores/traders não investe em educação financeira. Investe sem educação, seguindo pessoas e entidades sem competências. A minha recomendação é sempre a mesma: invista em educação financeira. Aprenda a fazer investimentos em valor, numa perspetiva de médio e longo prazo, investindo em ativos de qualidade e, de preferência, a desconto.


Quando se investe na perspetiva de querer ter razão e saber o que o mercado vai fazer, isso implica, quase de certeza, desvalorização da nossa carteira. O mercado não pode subir mais, já está muito sobrevalorizado, é manipulação, etc. Frases que oiço e leio por todo o lado. Para quem, como eu, investe numa perspetiva de médio e longo prazo, fazendo investimentos em valor, as correções dos mercados acionistas, são sempre possibilidades de entrar na tendência. Vai funcionar sempre? Claro que não. Mas, no longo prazo, está comprovado que sim.


O 1.º trimestre de 2021 termina com novos máximos históricos nos índices S&P 500, DAX e Dow Jones. Conforme pode observar no gráfico infra, após as quedas significativas, provocadas pela COVID-19, entre meados de fevereiro e 23/03/2020 (mesmo dia para ambos os índices dos EUA) tivemos variações positivas muito significativas em todos os índices.



Eu não quero ter razão. O nosso ego de nada vale quando queremos investir nos mercados financeiros. Não podemos mudar o mercado, mas podemos mudar a nossa for de agir, a nossa forma de olhar para ele e a nossa estratégia de atuação. Para isso é imperativo investir em educação financeira.


Desejo-vos muitos sucessos e saúde.


Fernando Marques

Co-Founder at Income Markets


207 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page