top of page
income markets.jpg

ANÁLISES

Fique a par das novidades do mundo da alta finança e mantenha-se atualizado para fazer os melhores investimentos no momento certo.

ARTIGOS DE OPINIÃO

ANÁLISES  DE MERCADO

LANÇAMENTO DE ARTIGOS

NOVIDADES FINANCEIRAS

Taxas de juro de novos depósitos, inflação e mercado acionista.

Particulares


Segundo dados do Banco Portugal, em Portugal, no mês de agosto, o montante de novos depósitos de particulares aumentou para 3.746 milhões de euros, dos quais 3.153 milhões de euros foram aplicados em depósitos até 1 ano.


A taxa de juro média manteve-se em 0,05%, prolongando a tendência de descida registada nos últimos anos. Desde novembro de 2015 que a taxa de juro média dos depósitos de particulares em Portugal se situa abaixo da média da área do euro.



Empresas


Em agosto de 2021, o montante de novos depósitos de empresas foi de 791 milhões de euros, dos quais 756 milhões de euros foram aplicados em depósitos até 1 ano. A taxa de juro média dos novos depósitos desceu para 0,05%.


Inflação


Segundo o INE, em Portugal, a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 1,5% em setembro de 2021, taxa idêntica à observada no mês anterior. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,9% (valor também idêntico ao registado em agosto).


Muitos investidores esquecem-se que a subida do nível geral dos preços, conhecido como inflação, tem um impacto no retorno real das suas carteiras de investimentos. Na prática, estes aforradores que estão a investir a uma taxa de juro média de 0,05% quando a inflação é 1,5% estão a perder dinheiro...


Evolução dos índices


Para quem, como eu, investe numa perspetiva de médio e longo prazo, fazendo investimentos em valor, as correções dos mercados acionistas, são sempre possibilidades de entrar na tendência. Vai funcionar sempre? Claro que não. Mas, no longo prazo, está comprovado que sim.


Conforme pode observar no gráfico infra, após as quedas significativas, provocadas pela COVID-19, entre meados de fevereiro e 23/03/2020 (mesmo dia para ambos os índices dos EUA) tivemos variações positivas muito significativas em todos os índices, muitas superiores a 100%.


Infelizmente, a esmagadora maioria dos investidores/traders não investe em educação financeira. Investe sem educação, seguindo pessoas e entidades sem competências. A minha recomendação é sempre a mesma: invista em educação financeira. Aprenda a fazer investimentos em valor, numa perspetiva de médio e longo prazo, investindo em ativos de qualidade e, de preferência, a desconto.


Eu não quero ter razão. O nosso ego de nada vale quando queremos investir nos mercados financeiros. Não podemos mudar o mercado, mas podemos mudar a nossa for de agir, a nossa forma de olhar para ele e a nossa estratégia de atuação. Para isso é imperativo investir em educação financeira.


Desejo-vos muitos sucessos e saúde.


Fernando Marques

Co-Founder at Income Markets


226 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page