top of page
income markets.jpg

ANÁLISES

Fique a par das novidades do mundo da alta finança e mantenha-se atualizado para fazer os melhores investimentos no momento certo.

ARTIGOS DE OPINIÃO

ANÁLISES  DE MERCADO

LANÇAMENTO DE ARTIGOS

NOVIDADES FINANCEIRAS

Medos de recessão global fazem regressar petróleo a valores pré-guerra

Depois do pânico inicial de uma quebra substancial na oferta, o preço do barril voltou já aos níveis pré-guerra, sofrendo com a deterioração de perspectivas económicas globais.



A invasão russa da Ucrânia fez disparar a cotação internacional do petróleo, com os mercados a temerem uma suspensão das vendas da produção russa ao Ocidente, mas o barril de ‘ouro negro’ retomou já os valores pré-guerra, esta semana. Depois de quase fixar um novo máximo em Março, a tendência de queda da cotação tem sido quase constante e levou mesmo o Brent, a referência para o mercado europeu, a mínimos de 3 de Fevereiro durante esta semana, dado os medos de um arrefecimento da procura causado por uma recessão global ainda este ano.


Depois de atingir um pico a 7 de março, quando o barril Brent tocou os 139,13 dólares (cerca de 137,85 euros, ao câmbio actual), a tendência tem sido de baixa, com uma correção de “aproximadamente 35%” até ao “grande nível de suporte” nos 85 dólares (cerca de 84,64 euros), explica ao NOVO Fernando Marques, co-fundador da Income Markets.

O que começou como um possível problema na oferta rapidamente se transformou numa preocupação com a procura, à medida que cresceram os receios quanto a um abrandamento do crescimento global este ano.


As disrupções nas cadeias internacionais de fornecimento eram já um entrave para a economia em 2022 e o cenário degradou-se rápida e substancialmente com o conflito no leste europeu, a aceleração significativa da inflação na generalidade das economias mais desenvolvidas e os receios de novos confinamentos em massa na China, onde a política ‘Covid zero’ continua a vigorar, ilustra Luís Alves, analista financeiro do Banco Carregosa. “Além disso, apesar das sanções, as exportações russas têm-se mantido relativamente constantes, com muita da sua oferta a ser absorvida por países asiáticos, como a Índia e China”, continua. Outro fator foi a libertação de reservas de petróleo pelos Estados Unidos da América, que “promoveu um maior equilíbrio no mercado”.


Leia o artigo na íntegra na edição do NOVO que está este sábado, dia 20 de Agosto, nas bancas.
Ler edição online aqui

71 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page